Nossas Especialidades​

Consultoria do Sono Infantil

A Consultoria do Sono Infantil Infantil veio para acrescentar na vida das famílias. Existem muitos fatores que interferem no sono das crianças, e para promover um sono saudável aos seus filhos é importante se informar. Muitas vezes a solução está no simples! Em algumas circunstâncias precisa ser encaminhado para uma equipe multidisciplinar. É com isso que a consultoria do sono pode te ajudar: um olhar profissional capaz de fazer essa triagem e te auxiliar a mudar a qualidade do sono da família. Nossa fisioterapeuta responsável pelo projeto é certificada em consultoria do sono!

Psicomotricidade

A Psicomotricidade trabalha com uma relação entre o motor, o cognitivo e o afetivo das crianças, buscando sempre o desenvolvimento global. O objetivo é a interação entre a mente e o corpo. A criança precisa se perceber para então compreender o que está ao seu redor e para então poder interagir com o outro. Ao observar o corpo em movimento, compreendemos o que a criança expressa, e assim nos conectamos à ela.
Dessa forma, na terapia psicomotora, são trabalhados os sete fatores estruturantes. São eles: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina.
A equipe de Psicomotricidade da Casa Ludic possui cursos relacionados com:
• Simbologia do desenho infantil;
• Autismo;
• DIR/Floortime;
• Neurodesenvolvimento infantil.

Psicologia

A terapia cognitiva comportamental infantil vem ao encontro das intervenções adequadas para estimular e trabalhar determinados aspectos. A terapia realizada na Casa Ludic tem ênfase na Terapia das Emoções, a fim de desenvolver as habilidades socioemocionais e cognitivas, dando às crianças ferramentas para desenvolverem a capacidade de se expressar e manejar os comportamentos inadequados. Também focamos em desenvolver suas habilidades relacionais e aplicando funções executivas como atenção, memória, concentração, planejamento e percepção. Trabalhamos com a ludicidade, portanto, todas as questões tanto emocionais quanto de desenvolvimento, são abordadas de forma brincante com as crianças.

Fonoaudiologia

A atuação fonoaudiológica vai muito além de “ensinar crianças a falar certo”. Buscamos oferecer qualidade de vida, seja para auxiliar no processo de comunicação, interação social, aquisição de fonemas, terapia motora de fala, alterações da mastigação, deglutição, seletividade alimentar, além de transtornos de aprendizagem. A base dos nossos atendimentos está na parceria com a família e a escola, para isso, realizamos o acolhimento aos nossos clientes e familiares de forma a manter o bem-estar e saúde das crianças. Dentro do nosso campo de atuação, lançamos mão de diversos recursos terapêuticos e abordagens multidimensionais com o objetivo de estimular o desenvolvimento da criança de forma ampla e integrada, estimulando os domínios cognitivo-linguísticos e socioemocionais.
Cursos e Formações de nossa equipe fonoaudiológica:
• Especialização em Linguagem e Aprendizagem infantil;
• Formação docente na área de deficiência auditiva;
• Transtornos Motores de Fala;
• PROMPT;
• PlusHand;
• Integração Sensorial no Autismo;
• Método dos Dedinhos;
• PECs;
• DIR/Flortime;
• ABA;
• Oficina da Fluência (Fonoaudióloga amiga da Gagueira);
• Eletroestimulação;
• Bandagem elástica;

Psicopedagogia

A Psicopedagogia tem como objetivo trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e os diversos fatores que conduzem ao mau desempenho escolar. O trabalho psicopedagógico é dividido em dois momentos: a avaliação diagnóstica e o atendimento psicopedagógico terapêutico. Na avaliação diagnóstica, utilizamos técnicas psicopedagógicas específicas onde diversos fatores são analisados, podendo estes ser de origem emocional, orgânica, cognitiva, social ou pedagógica. Dessa forma, no final da avaliação temos informações suficientes para esclarecer as reais causas da dificuldade de aprendizagem, assim como realizar a intervenção para uma progressiva melhora do quadro. Tal intervenção é feita baseada em um projeto totalmente individualizado, observando os potenciais e as dificuldades de cada criança, bem como seus temas de interesse. Tudo realizado de forma bem lúdica e interativa!

Fisioterapia

A fisioterapia infantil da Casa Ludic é direcionada ao tratamento e cuidado de nossas crianças através de técnicas e abordagens específicas, como o Método Busquet, utilizando esse estímulo para o desenvolvimento e a fisioterapia focada nas disfunções do Transtorno do Espectro Autista.
O Método Busquet utiliza técnicas suaves e gentis para as retiradas de tensões musculares no corpo, que podem surgir desde a vida intrauterina. Questões comumente tratadas com o método: plagiocefalia, choros, cólicas, refluxo, dificuldade na amamentação, dificuldade no sono, escolioses, posturas assimétricas, compensações geradas por doenças respiratórias, cicatrizes, disfunções gastrointestinais, dores do crescimento, disfunções de joelho, pé, quadril, entre outros. O olhar do método cuida do seu filho da cabeça aos pés!
O Estímulo para o Desenvolvimento abrange a avaliação do desenvolvimento da criança, percepção das causas do atraso no desenvolvimento e estímulo/ tratamento, para que alcance ao máximo de autonomia possível para a idade. É indicado para crianças prematuras, que apresentam algum atraso no desenvolvimento (independente da causa) ou aquelas que realizam o atendimento de forma preventiva. A Fisioterapia nas Disfunções do espectro do Autismo Autismo traz um olhar terapêutico a mais para a equipe multidisciplinar. Crianças com TEA em sua maioria apresentam algum grau de alterações motoras como: hipotonia, atraso motor, dificuldades com equilíbrio, marcha, praxia. O fisioterapeuta que conhece as necessidades específicas do TEA é capaz de contribuir para o desenvolvimento geral, junto com o restante da equipe.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida, capacitando-as para a ocupação. É utilizada como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas, sensoriais, cognitivas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência em relação às atividades de vida diária. Devemos lembrar que o desempenho ocupacional de uma criança é o brincar!
No trabalho realizado com crianças, a terapia ocupacional irá auxiliar em suas diferentes necessidades, promovendo a melhoria das suas capacidades sensoriais, cognitivas e motoras, que impactam nas áreas de ocupação como atividades de vida diária, no brincar e na educação.
Na Casa Ludic, é a teoria de Integração Sensorial de Ayres é a proposta que embasa os atendimentos de terapia Ocupacional. Dessa forma, atuamos com crianças que apresentam disfunções sensoriais que interfiram no desempenho das atividades da vida diária, escolar, no convívio social e em questões emocionais desencadeadas por alterações sensoriais. Integração sensorial é um processo pelo qual o cérebro organiza as informações, com intuito de disponibilizar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente, sendo as capacidades de processamento sensorial usadas para a interação social, o desenvolvimento de habilidades motoras e também para a atenção e concentração.

Musicalização Inclusiva

A linguagem musical promove a integração entre o corpo e a mente, a sensibilidade e a razão, a técnica e a criatividade. A soma de tais fatores colabora para a comunicação, expressão e consciência corporal, socialização e segurança emocional. Esses são os objetivos da terapia de Musicalização Inclusiva na Casa Ludic!
Os benefícios de incorporar a música à realidade das crianças já é importante antes mesmo da idade escolar, pois ela é capaz de confortar, despertar afetividade e estreitar laços de confiança com os cuidadores e familiares. Não apenas a capacidade cognitiva é beneficiada com o estímulo musical, mas a expressão e a consciência corporal também!
A criança aprende a coordenar seus movimentos em função dos diferentes ritmos, o que desenvolve sua coordenação motora. Na musicalização inclusiva, a música age como um processo auxiliar nas demais terapias, atendendo assim de forma satisfatória às necessidades da criança e ampliando os resultados em seu plano de tratamento.

Terapia Assistida por Animais (TAA)

A Terapia Assistida por Animais, através do cão (cinoterapia), surgiu da interação dessa espécie com o ser humano. É cientificamente comprovada a melhora na qualidade de vida quando há uma relação entre pessoa e animal. Na TAA, o animal se torna parte integrante do tratamento. Precisa possuir objetivos claros e previamente definidos para que ocorra a interação com o cão. O animal também precisa possuir um rígido controle de saúde e adestramento para interagir com as crianças, a fim de garantir a segurança de todos. Quando inserimos o cão de assistência emocional nas terapias, há efeitos físicos e mentais, além de emocionais e sociais. Atuamos em benefícios como a promoção do bem-estar e alívio do estresse, interação social, estímulo de atividades motoras, aceitação da terapia, entre outros. A presença do cão torna o ambiente mais lúdico, atrativo e transmite a sensação de segurança para as crianças que gostam de animais. Com a TAA, também existe a possibilidade de trabalhar traumas e medos de animais que estejam impactando o dia a dia da criança. De forma respeitosa e com uma aproximação delicada, utilizamos recursos em busca de promover a flexibilização desse pensamento e comportamento.

Educação Física adaptada

O objetivo da Educação Física adaptada é dar oportunidade a criança com necessidades especiais de ter várias opções de esporte e lazer, mostrando o impacto destas atividades na qualidade de vida, nos aspectos físicos, sociais e psicológicos. A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona a criança com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos. É através das atividades físicas que o indivíduo com deficiência pode estabelecer um novo conceito de corpo, passando a detectar e desenvolver os potenciais remanescentes, direcionando o pensamento, os motivos e o comportamento diante da sua condição. Essa modalidade busca adaptar exercícios, atividades, jogos e ritmos que atenda a necessidade e limitações da criança que irá praticá-lo com o objetivo de auxiliar o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo e afetivo.